Saúde

Exercício reduz incidência de cancro endométrio

Mulheres que fazem exercício físico pelo menos durante 150 minutos por semana apresentam menos risco de desenvolver cancro do endométrio, um tumor maligno nos órgãos genitais femininos. De acordo com especialistas da Universidade de Yale reduz
Versão para impressão
Mulheres que fazem exercício físico pelo menos durante 150 minutos por semana apresentam menos risco de desenvolver cancro do endométrio, um tumor maligno nos órgãos genitais femininos. De acordo com especialistas da Universidade de Yale reduz em cerca de 34% o nível de incidência.

Os investigadores analisaram 668 mulheres com este tipo de cancro e compararam os dados com 665 mulheres saudáveis com idade aproximada.

As que faziam exercício físico 150 minutos numa semana apresentaram 34% menos risco de contrair cancro do endométrio comparando com as que não faziam exercício algum.

Mulheres ativas e com índice de massa corporal (IMC) inferior a 25 apresentaram risco 73% menor do que as que não praticaram exercícios e tinham IMC maior do que 25.

Mas os efeitos da atividade física mostraram-se importantes mesmo entre as mulheres com excesso de peso. As que tinham IMC acima de 25, mas praticaram mais de 150 minutos de exercícios físicos por semana, tiveram um risco 52% menor de desenvolver a doença.

“Claramente deviam existir programas para aumentar e incentivar o nível de atividade física nas mulheres”, defendeu, citada pela Press Association, a investigadora Hannah Arem, do Instituto de Saúde Pública de Yale que liderou o estudo.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório