Cultura

Évora recebe obras de arte do maior museu do mundo

Portugal prepara-se para receber uma exposição inédita, com obras do maior museu de arte e tecnologia do mundo, o ZKM - Center of Art and Media Karsruhe, na Alemanha. Pelo nome 'Inter[in]venção', o evento terá lugar no Fórum Eugénio de Almeia, em Évo
Versão para impressão
Portugal prepara-se para receber uma exposição inédita, com obras do maior museu de arte e tecnologia do mundo, o ZKM – Center of Art and Media Karsruhe, na Alemanha. Pelo nome 'Inter[in]venção', o evento terá lugar no Fórum Eugénio de Almeia, em Évora, e irá contar com alguns dos maiores nomes da arte contemporânea.
 
Naquela que é a primeira vez que a Península Ibérica recebe obras da coleção do conceituado museu alemão, a exposição vai contar com 'masterpieces' de artistas de relevo como Nam June Paik, um dos pioneiros da 'media art', e ainda 33 peças de 39 artistas de renome internacional, como Bruce Nauman, Marina Abramovic, Bill Viola, Christa Sommerer & Laurent Mignonneau, Paul Sermon, Tony Oursler, Peter Weibel, Masaki Fujihata, Valie Export, Pipilotti Rist, Paul Garrin, Robert Wilson, entre outros.
 
Célebre por ser a mais significativa do mundo dentro da sua especialidade, a coleção do ZKM – Center for Art and Media Karlruhe oferece um panorama completo da história da arte e tecnologia desde a década de 1960 até à atualidade. No caso específico da exposição 'Inter[in]venção', a mesma irá destacar a arte interativa e motivar o público a estabelecer um diálogo participativo com as obras, deixando de ser um mero observador passivo.
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a organização avança que o campo de formatos das obras abarca a videoescultura, videoarte, videoperformance, videoinstalação, instalação audiovisual, instalação interativa e instalação sonora interativa. 
 
Os focos temáticos centrais da exposição recaem sobre os dois conceitos patentes no título da exposição, intervenção e invenção, com destaque para a associação entre os significados etimológicos dos termos e o tipo de obra exibida: o prefixo “inter” (entre) expressa uma posição de mediação, enquanto “in” exprime um movimento para o interior, uma atuação dentro – [in] – da obra. 
 
Invenção é a faculdade de criar e descobrir, mas também o ato de imaginar “virtualidades”, característica própria de muitas das obras expostas. Intervenção é um conceito amplamente utilizado no campo da arte contemporânea na aceção de interferência, manipulação e interação entre obra e público. 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub