Cultura

Évora: Biblioteca pública com mais afluência

A bicentenária Biblioteca Pública de Évora (BPE), uma as mais antigas e ricas do país, registou nos últimos quatro anos "um aumento substancial e consistente" de leitores que passaram de 20 mil em 2006 para mais de 67 mil utilizadores só no ano passa
Versão para impressão
A bicentenária Biblioteca Pública de Évora (BPE), uma as mais antigas e ricas do país, registou nos últimos quatro anos “um aumento substancial e consistente” de leitores que passaram de 20 mil em 2006 para mais de 67 mil utilizadores só no ano passado.

O diretor da Biblioteca Pública de Évora, José António Calixto, revelou à agência Lusa que considera estes números “muito animadores”. Os dados foram divulgados por ocasião da apresentação do Relatório e Contas da BPE.

Este aumento de leitores “surge em paralelo com o crescente número de atividades na biblioteca e de participantes”, destacou o responsável, revelando que, em 2010, a BPE “organizou 345 iniciativas em que participaram quase sete mil pessoas”.

O “bom desempenho” da Biblioteca Pública de Évora é ainda potenciado pelo facto de ter “há dois ou três anos, uma presença muito forte nas redes sociais”, como o Twitter, Facebook e muitos blogues, justificou o mesmo responsável.

A instituição é visitada por muitos estrangeiros, mas a maioria dos leitores “são oriundos da Universidade de Évora, entre alunos, professores e investigadores”.

O espólio da BPE, com espécies raras e únicas no mundo, inclui 664 incunábulos e 6 445 livros impressos do século XVI, além de vários núcleos de documentos manuscritos, de cartografia, música impressa e mais de 20 mil títulos de publicações periódicas.

Criada há mais de 200 anos por Frei Manuel do Cenáculo, a Biblioteca Pública de Évora, tutelada pela Direção-geral do Livro e das Bibliotecas, é beneficiária do Depósito Legal desde 1931.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub