Sociedade

Évora: Autarquia entrega 80 talhões para cultivo

A Câmara Municipal de Évora entregou, este sábado, 80 talhões para cultivo a cidadãos da autarquia. No total, são 6.200 metros quadrados de terreno agrícola.
Versão para impressão
A Câmara Municipal de Évora entregou, este sábado, 80 talhões para cultivo a cidadãos da autarquia. No total, são 6.200 metros quadrados de terreno agrícola, que foram devidamente intervencionados para oferecer aos futuros horticultores todas as condições necessárias. 
 
“Mais do que simplesmente doar um pedaço de terreno, quisemos entregar talhões prontos a cultivar, com acesso fácil à água, de forma a cativar um maior número de pessoas”, afirmou, em comunicado, o presidente da Câmara eborense, José Ernesto d'Oliveira.
 
O autarca acrescentou que viu “com muita satisfação” a heterogeneidade dos cidadãos interessados em dedicar-se ao trabalho na terra, grupo no qual “prevalece a juventude”. O trabalho terá início na próxima segunda-feira e começará com todos os detalhes acertados.
 
Para permitir um grande arranque, o município já vedou o terreno, transplantou algumas oliveiras, colocou um portão para acesso exclusivo dos proprietários e iluminou o espaço, num investimento significativo mas que demonstra o empenho neste projeto.
 
Segundo a autarquia, os objetivos principais das Hortas de Santo António – como serão denominadas daqui para a frente – são, desde logo, contribuir para aumentar a autonomia alimentar das famílias, fomentar práticas de consumo mais equilibradas e ampliar a biodiversidade.
 
A iniciativa tem também, no entanto, propósitos humanos, procurando potenciar a convivência familiar e comunitária e contribuir para uma melhor consciência ambiental por parte da população local.
 
A adesão dos populares à proposta da autarquia foi muito significativa. Em termos globais, o projeto das Hortas Urbanas de Évora reuniu cerca de 230 inscrições, estando a Câmara Municipal de Évora, em parceria com as juntas de freguesia, a trabalhar no sentido de criar, em breve, novas hortas noutros terrenos da cidade.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub