Cultura

Évora: 25 anos como Património da Humanidade

NULL
Versão para impressão
A cidade de Évora comemora, esta sexta-feira, os 25 anos da classificação do seu centro histórico como Património da Humanidade pela UNESCO, facto que vai ser assinalado através de diversas iniciativas promovidas pela Câmara Municipal. 
 
A abrir a ocasião estará uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que contará com depoimentos de diversas personalidades, e também o lançamento de uma medalha comemorativa especialmente concebida pelo escultor e artista plástico João Cutileiro.
 
Além disso, as celebrações incluirão animação musical em diversos locais do centro histórico, com atuações dos alunos do Departamento de Música da Universidade de Évora, e a entrada gratuita, para residentes, em monumentos e museus da cidade.

Entre os locais que vão abrir as suas portas estão o Museu de Évora, o Fórum Eugénio de Almeida, a Capela dos Ossos (Igreja de S. Francisco), a Igreja dos Lóios e o Museu da Casa Cadaval, que se associam a este dia descrito pela autarquia como “um dia especial e marcante na história da cidade”.

 
Para este dia está também marcada a apresentação do projeto “Évora, percursos e memórias – 25 anos de Património Mundial da Humanidade, 25 lendas, histórias e devoções”.

Comemorações prolongam-se até ao Novembro de 2012

Segundo a autarquia, o projeto contempla, entre Novembro de 2011 e Novembro de 2012, “a realização de visitas guiadas a 25 edifícios emblemáticos da cidade em percursos que, evocando a memória e identidade da cidade, transportam os participantes para outras épocas e outras vivências”.

 
Por hoje, as celebrações terminam com um concerto dado pela Orquestra da Universidade de Évora, que decorrerá na Igreja de S. Francisco. Porém, o programa das Comemorações dos 25 Anos de Évora Património da Humanidade vai prolongar-se durante um ano, com muitas atividades previstas até 25 de Novembro de 2012.
 
O centro histórico da cidade alentejana foi reconhecido a 25 de Novembro de 1986, tendo a distinção trazido “uma maior notoriedade de Évora em Portugal e, sobretudo, além-fronteiras”.
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório