Cultura

Europeus escolhem desenho de moeda de 2 euros

NULL
Versão para impressão
Pela primeira vez vão ser os cidadãos da Zona Euro a votar – através da Internet – no desenho que ficará registado na moeda comemorativa de dois euros, que celebra o décimo aniversário da moeda única.

Segundo comunicado da Comissão Europeia, qualquer pessoa que tenha nascido ou que resida num dos 17 países que integram a zona euro pode votar, através da internet, num dos cinco desenhos previamente selecionados pelo júri.

A votação começa hoje e termina a 24 de junho, sendo o vencedor anunciado a 30 de junho. O autor do desenho vencedor verá a sua obra cunhada nas moedas a ser imitidas em janeiro de 2012  e que vão circular pelos 17 paises da zona euro. Além disso, recebrá um prémio composto por um conjunto de moedas de euro de coleção.

No início de 2012, os membros do euro vão emitir uma única moeda comemorativa de dois euros com um desenho comum, prevendo-se que venham a ser cunhadas cerca de 90 milhões de unidades.
Esta é a terceira vez que a zona euro emite uma moeda conjunta, com o mesmo desenho na face nacional.

A primeira foi emitida em 2007, para comemorar os 50 anos do tratado de Roma e a segunda, em 2009, para assinalar o décimo aniversário da União económica e financeira e a criação do euro como entidade virtual, três anos antes do seu aparecimento físico.

As moedas comemorativas são sempre de dois euros e circulam por toda a zona euro atualmente com mais de 330 milhões de pessoas. Estas moedas são muito procuradas por colecionadores.

Clique AQUI para votar na sua moeda preferida.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório