Inovação e Tecnologia

Europa: poluição consultada em tempo real

Financiado pela União Europeia, o projeto de investigação INTAMAP permite a consulta em tempo real dos níveis de poluição do ar, dos solos e da água em todo o território europeu. O software, à disposição do público em geral, permite às autoridades pú
Versão para impressão
Financiado pela União Europeia, o projeto de investigação INTAMAP permite a consulta em tempo real dos níveis de poluição do ar, dos solos e da água em todo o território europeu. O software, à disposição do público em geral, permite às autoridades públicas uma resposta mais rápida e adequada aos problemas ambientais.

De acordo com o comunicado divulgado na semana passada pela Comissão Europeia (CE), o INTAMAP mostra a localização exata das áreas poluídas, indicando a sua origem e os pontos em que se alastra. Desta forma, as autoridades ficam a conhecer melhor a extensão do problema.

Neelie Kroes, vice-presidente da Comissão Europeia para a Agenda Digital, afirmou que “o projeto INTAMAP é um bom exemplo de como a ciência pode melhorar a vida diária na Europa. Os mapas de poluição em tempo real podem ser um instrumento de importância crucial para as autoridades públicas na identificação das fontes de poluição e na resolução do problema. Podem igualmente ajudar os cidadãos a evitar casos de poluição como o nevoeiro fotoquímico”.

A iniciativa mobilizou investigadores da Áustria, Bélgica, Alemanha, Grécia, Países Baixos e Reino Unido que, ao longo de três anos, desenvolveram um software que utiliza as medições feitas em locais específicos para elaborar um mapa de contornos em linha, que mostra a concentração de poluentes.

A cartografia mostra, assim, o que está a acontecer entre os pontos de medição e dá-nos, por conseguinte, uma imagem mais definida da situação.

A União Europeia investiu 1,8 milhões de euros neste projeto.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório