Ambiente

Europa: Parque do Faial é Destino de Excelência

NULL
Versão para impressão

O Parque Natural do Faial foi eleito um Destino Europeu de Excelência (EDEN). O galardão foi concedido em Bruxelas, dia 27 de setembro, pela Comissão Europeia e visa premiar os melhores modelos de turismo sustentável na União Europeia.

Este ano o tema do concurso era “Turismo e Reconversão de locais” e, por isso, foram premiados os “destinos que reconverteram um espaço da sua herança local numa atração turística passível de ser usada como um catalisador de dinamização local”, lê-se no site da European Destinations of Excellence.

Os organizadores caracterizam o Faial como uma ilha cheia de diversidade de flora, fauna, estruturas geológicas, cultura e tradições. “O parque abriga espécies ameaçadas de extinção e plantas raras”, escrevem. Entre as sugestões feitas pelo organismo da Comissão Europeia encontram-se passeios pelo Jardim Botânico do Faial e visitas ao Vulcão dos Capelinhos.

O concurso foi lançado pela primeira vez em 2006 e foca-se essencialmente no compromisso social, cultural e com a sustentabilidade ambiental dos locais escolhidos. Baseia-se em concursos nacionais que se realizam todos os anos e resulta na seleção de um “destino de excelência” turístico de cada país participante.

A Ilha do Faial situa-se no extremo ocidental do Arquipélago dos Açores e a maioria dos habitantes vivem na Horta. Da ilha tem-se uma vista privilegiada sobre o Pico.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes e Teresa Teixeira]


 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório