Mundo

Europa: Mapa traduz a mesma palavra para todos os países

É um mapa de todas as línguas faladas na Europa, onde as palavras mudam conforme se viaja pelo continente. A ideia é de James Trimble, natural do Reino Unido, que decidiu inspirar-se numa série de mapas que mostram as ligações etimológicas e as difer
Versão para impressão
É um mapa de todas as línguas faladas na Europa, onde as palavras mudam conforme se viaja pelo continente. A ideia é de James Trimble, natural do Reino Unido, que decidiu inspirar-se numa série de mapas que mostram as ligações etimológicas e as diferenças entre os países e criar um capaz de traduzir a mesma palavra, ao mesmo tempo, para todos os países. 
 
Para saber como se diz, por exemplo, 'gato', pela Europa fora, basta digitar a palavra (em inglês) na caixa de pesquisa. Depois, os resultados apresentados vão mostrar se há ou não algum património linguístico partilhado, ou não, entre países.

Por exemplo, o termo 'banana', revela-se idêntico entre vários países da Europa ocidental, como Portugal, Itália, França, Inglaterra, Irlanda, e outros países mais centrais e nórdicos como Alemanha, Croácia, Noruega, Suécia e Islândia.
 

Entre as principais ideias a reter, o autor chama a atenção para o facto de as traduções serem automaticamente geradas pela ferramenta Google Translate, pelo que algumas podem não ser totalmente precisas. Além disso, é apenas fornecida uma tradução para cada palavra, pelo que há que ter cuidado com as palavras associadas a múltiplos significados. 

Veja e experimente AQUI.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub