Ambiente

Europa: Carros portugueses são os menos poluidores

NULL
Versão para impressão
Portugal volta a ser, em 2011, o país europeu com a frota automóvel que emite menos CO2 por quilómetro percorrido. As conclusões estão expressas num ranking da Agência Francesa de Gestão Energética e Ambiental (ADEME).

Um relatório da ADEME revelou que os veículos portugueses emitem 129g CO2/km, ocupando, tal como em 2010, o primeiro lugar no ranking divulgado. A Suécia ocupa a última posição, com veículos a emitir uma média de 153g/km. O estudo analisou os países da Europa Ocidental, com exceção da Noruega e da Suíça.

A Europa tem vindo a aplicar várias medidas no sentido de reduzir as emissões de carbono, como, por exemplo, a divulgação dos veículos híbridos e elétricos e a promoção de meios de transporte alternativos ao automóvel.

Este ranking indica que os portugueses têm, no momento da compra do seu veículo, preocupação relativamente às emissões de CO2.

Segundo estes dados, a média da taxa de emissões dos veículos europeus desceu 45g/km durante os últimos 15 anos e 20g/km nos últimos cinco.

Desta forma, a Europa está a fazer progressos significativos para concretizar o seu objetivo de, em 2020, atingir os 95g CO2/km.

Apesar disso, ainda existem diferenças acentuadas na quantidade de carbono por quilómetro, emitida pelos vários países europeus.

[Notícia sugerida por Bárbara Cristina Pinto e Raquel Baêta] [Notícia atualizada a 23 de julho às 14h03]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório