Ambiente

Eurodeputados pedem proteção para a apicultura

NULL
Versão para impressão
O Parlamento Europeu solicitou, esta terça-feira, em Estrasburgo, o reforço do apoio à investigação, prevenção e controlo de doenças que provocam a morte das abelhas e a concessão de mais recursos financeiros à apicultura na Política Agrícola Comum (PAC) após 2013.

O pedido surge na sequência da aprovação de um relatório que prevê “um impacto negativo profundo na agricultura, na produção e segurança alimentares” caso o aumento da taxa de mortalidade das abelhas que tem vindo a verificar-se não seja tido em conta.

Segundo os dados em questão, 76% da produção alimentar e 84% das espécies vegetais da União Europeia dependem da polinização, além de que a apicultura é uma fonte de rendimentos primários ou suplementares para mais de 600 mil europeus.

Portanto, os eurodeputados consideram indispensável um maior apoio à investigação e ao desenvolvimento de medicamentos veterinários a fim de combater os parasitas que afetam as abelhas na União Europeia, atacando as suas colónias e destruindo as colmeias.

A este propósito, o Parlamento Europeu apelou ainda à Comissão Europeia para que seja criado um sistema de seguros com o propósito de suavizar os efeitos da crise na apicultura, bem como sistemas nacionais de vigilância que permitam ter informações detalhadas sobre as evoluções relacionadas com a atividade.

[Notícia sugerida por Maria Sousa]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório