Desporto

Euro: Equipamento luso feito de garrafas recicladas

Cada conjunto de camisola e calções provém da reciclagem de uma média de 13 garrafas de plástico transformadas em poliéster.
Versão para impressão
Foi apresentado, no início desta semana, o equipamento que será envergado pelos jogadores da seleção nacional no Euro 2012. O principal destaque vai para as suas caraterísticas amigas do ambiente: cada conjunto de camisola e calções provém da reciclagem de uma média de 13 garrafas de plástico transformadas em poliéster.
 
De acordo com informações adiantadas, as garrafas de plástico são recuperadas e derretidas com o objetivo de produzir novos fios, posteriormente convertidos no tecido que possibilita a criação dos equipamentos. Nascem, assim, calções fabricados a partir de poliéster 100% reciclado e camisolas compostas de 96% deste material, que constituem o equipamento mais sustentável de sempre desenvolvido pela Nike.
 
“Este processo de reciclagem poupa matéria-prima e reduz o consumo de energia em cerca de 30% em comparação com o processo de fabrico do poliéster virgem através da manufatura”, explica a empresa. Além disso, uma tecnologia especial utilizada pela Nike nos equipamentos, 23% mais leves que os anteriores, ajuda a regular a temperatura do corpo, eliminando o suor.
 
O novo equipamento principal português apresenta várias referências à história portuguesa nos mares. Os jogadores são transformados em “neo-conquistadores”, com cruzes verdes nas mangas e uma esfera armilar representada no colarinho.

Os calções são vermelhos, tal como as meias e, claro, a camisola, que, sendo da mesma cor, se distingue da última, em particular, devido à ausência da lista verde no peito. 

 
Além de Portugal, também as seleções de França, Holanda, Polónia e Croácia disputarão, em Junho e Julho, o Europeu de futebol com camisolas e calções ecológicos. No âmbito do projeto Nike Better World, a marca já utilizou, desde 2010, cerca de 115 milhões de garrafas de plástico na criação destes conjuntos.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes e Sofia Baptista]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório