Desporto

Euro 2012: UEFA vai proibir tabaco no evento

NULL
Versão para impressão
O Euro 2012 de futebol vai ser um evento livre de fumo. A UEFA anunciou que vai impor uma proibição total do uso, venda ou promoção de tabaco em todos os estádios envolvidos no campeonato.

Numa nota publicada no site oficial, o organismo comunica que esta política de erradicação de tabaco foi desenvolvida e vai ser implementada em colaboração com a Organização Mundial de Saúde, a Associação Mundial do Coração, a Rede Europeia de Estádios Saudáveis, os comités organizadores locais da Polónia e da Ucrânia e também com grupos de defesa de saúde locais.

“Um Euro 2012 livre de tabaco trata-se de respeitar a saúde dos espetadores e de todas as outras pessoas envolvidas no torneio”, disse Michel Platini, presidente da UEFA. “Defendemos os padrões mais elevados de saúde, segurança e conforto no nosso torneio de referência, sendo que o tabaco não se coaduna com eles”.

Entretanto, a Comissária Europeia para o Desporto já se congratulou com a decisão, tendo destacado o seu potencial impacto alargado: “O campeonato da Europa vai ser um pólo de atracão para milhares de espetadores e adeptos. Por isso, esta decisão envia uma mensagem poderosa.”

Androulla Vassiliou acrescentou que “futebol e desporto têm a ver com saúde e desempenho, e o tabaco é precisamente o oposto” e apelou às cidades-sede para garantirem também transportes públicos, restaurantes e zonas para adeptos livres de tabaco.

Ainda de acordo com o site oficial da entidade, esta proibição surge como um desfecho natural do compromisso da UEFA para promover estilos de vida saudáveis através do futebol, tarefa que se encontra ligada às actividades da instituição em termos de responsabilidade social.

[Notícia sugerida por Bruno Melo]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório