Mundo

EUA vão pagar mil milhões a 41 tribos indígenas

Os Estados Unidos aceitaram pagar mais de mil milhões de dólares (759.416.768 euros) a 41 tribos índias nativas, pondo assim fim a várias décadas de conflitos sobre o uso das suas terras e dos seus bens, anunciou o departamento de Justiça dos EUA.
Versão para impressão
Os Estados Unidos aceitaram pagar mais de mil milhões de dólares (759.416.768 euros) a 41 tribos índias nativas da América do Norte, pondo assim fim a várias décadas de conflitos sobre o uso das suas terras e dos seus bens, anunciou o Departamento de Justiça dos EUA em comunicado.

“Este acordo resolve, de forma justa e honrada, os erros históricos (relativos aos nativos norte-americanos) em relação à gestão dos fundos das tribos, suas terras e outros recursos não financeiros, que foram, durante muito tempo, uma fonte de conflito entre os povos nativos e os Estados Unidos”, afirmou o secretário da Justiça, Eric Holder, em comunicado.

O pacto “reforça a relação do governo com os indígenas e contribui para reestabelecer uma relação de trabalho positiva com seus dirigentes, dando mais poder às comunidades de nativos americanos”, disse por sua vez o secretário de Interior, Ken Salazar, no mesmo documento.

Este processo judicial teve início há cerca de 22 meses, quando os advogados das tribos iniciaram as negociações. A indemnização será entregue a um fundo especial, especificamente destinado a pagar os acordos financeiros dos litígios.

O acordo foi anunciado em conjunto pelo departamento de Justiça e o departamento do Interior dos EUA e significa, também, o reconhecimento por parte do governo federal de que as terras da América do Norte já tinham dono antes de serem colonizadas.

Segundo disse Gary Hayes, chefe da tribo Ute, cuja reserva ocupa o Sudeste do Colorado, o Sudeste de Utah e o norte do Novo México, o acordo vai fazer com que as tribos afectadas possam melhorar as suas infra-estruturas, o seu sistema de saúde e a sua segurança.

“As sementes que plantamos hoje vão beneficiar-nos no futuro e continuar para as gerações seguintes”, disse Hayes citado pela Associated Press.

Clique AQUI para ler o comunicado do Departamento de Justiça dos EUA com a lista das tribos que vão ser indemnizadas.

[Notícia sugerida por Sofia Baptista]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub