Ambiente

EUA tem passeio público feito de sanitas recicladas

Em Bellingham, no estado norte-americano de Washington, há um passeio público construído de forma ecológica e original a partir de centenas de sanitas recicladas.
Versão para impressão
Em Bellingham, no estado norte-americano de Washington, há um passeio público construído de forma ecológica e original. Para a construção da calçada, o engenheiro Freeman Anthony recorreu à reciclagem da porcelana de mais de 400 sanitas usadas que, misturadas com cimento, também ele reutilizado, produziram um exemplo de consciência ambiental que já foi premiado pela Universidade de Washington com o título de “World's First Greenroad” – a primeira “estrada verde” do mundo.
 
Ao saber que uma instituição de solidariedade local se preparava para substituir centenas de sanitas velhas que iriam diretas para a lixeira, Anthony teve a ideia de lhes dar um melhor destino.

O mentor ligou ao seu fornecedor de cimento e colocou-lhe o desafio. Depois de uma resposta positiva, o projeto seguiu em frente e vários testes demonstraram que a fusão entre porcelana e cimento reciclados era perfeita para o objetivo pretendido. 

 
Segundo informações adiantadas pelos autarcas à KCPQ-TV, a mistura final incluiu 20% de porcelana de sanitas esmagadas, o que corresponde a uma diminuição de cinco toneladas no material desperdiçado.

O projeto insere-se numa iniciativa mais ampla que já está a decorrer e que passa por dezenas de outros trabalhos, sempre com uma perspetiva amiga do ambiente, muito caraterística da cidade

 
Os 210 metros quadrados de estrada “reciclada” ficaram terminados no final do ano passado e têm sido um sucesso entre os habitantes, uma vez que são, inclusive, mais acessíveis para peões e ciclistas. 

[Notícia sugerida por Sofia Baptista e Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub