Cultura

EUA: Site de arquitetura destaca piscinas de Siza

NULL
Versão para impressão
A piscina pública desenhada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira e construída nos anos 60, em Leça da Palmeira, foi destacada num artigo do site internacional Inhabitat que faz rasgados elogios à obra. O portal divulgou, em agosto, um artigo sobre esta construção, considerando-a uma “fusão espantosa do homem com a natureza”.

Segundo o Inhabitat, “a corajosa abordagem [de Siza Vieira] utilizou a formação rochosa natural como base para as duas piscinas, acrescentando paredes de cimento com os elementos naturais para conseguir os resultados desejados, em vez de simplesmente colocar tubos artificiais junto ao mar”.

O site explica que o arquiteto português não tinha orçamento nem estudos topológicos e, por isso, estudou o lugar para estabelecer a melhor maneira para utilizar as formações rochosas existentes com o mínimo de modificações e poucos materiais de construção.

As Piscinas de Marés são um conjunto de piscinas de água salgada localizadas na Praia de Leça na Freguesia de Leça da Palmeira,  Matosinhos. Segundo o Inhabitat, esta construção “passou o teste do tempo ao colocar-se delicadamente entre a paisagem natural”.

Nascido em Matosinhos, Álvaro Siza Vieira é o mais conceituado e premiado arquiteto português. As Piscinas de Marés foram uma das suas primeiras criações.

O Museu de Serralves, a igreja de Marco de Canaveses, ou mais recentemente, o museu para a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, no Brasil, são alguns exemplos de outros trabalhos do arquiteto.

Clique AQUI para aceder ao site oficial de Siza Vieira e AQUI para visualizar o artigo da Inhabitat.

[Notícia sugerida por Teresa Teixeira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório