Sociedade

EUA: Receitas de avó portuguesa inspiram restaurante

O livro de receitas de uma avó portuguesa inspirou o norte-americano Nick Ross e levou-o a abrir as portas do 'Fado Portuguese Kitchen & Bar', um raro restaurante português na cidade de Portland, em Oregon, nos EUA.
Versão para impressão
O livro de receitas de uma avó portuguesa inspirou o norte-americano Nick Ross e levou-o a abrir as portas do 'Fado Portuguese Kitchen & Bar', um raro restaurante português na cidade de Portland, em Oregon, nos EUA.
 
Naturais da ilha Terceira, nos Açores, os avós e a mãe do empreendedor fazem parte da sua memória. Sempre que visitava a avó, em casa, “ela estava sempre na cozinha, parecia que vivia lá”, conta Nick Ross à Lusa. 
 
“Quando ela morreu, fizémos questão de guardar o seu livro de receitas, em que algumas datavam dos anos 30. Nunca foram perdidas, mas a verdade é que estiveram esquecidas durante algum tempo”, confessa. 
 
No entanto, às tantas “queria provar a comida que cresci a comer e não tinha onde ir”, acrescenta. Segundo relata, em Oregon “não há restaurantes portugueses num raio de 500 milhas [cerca de 800 quilómetros]”.
 
Por isso, “a ideia de um restaurante foi-se desenvolvendo e há pelo menos 15 anos que o queria abrir”, mas o luso-descendente “achava que não tinha a experiência suficiente”. Até este mês, marcado pela inauguração do espaço com capacidade para 50 pessoas, decorado com azulejos azuis e amarelos e quadros da cidade de Lisboa.
 
Na ementa, é possível encontrar pratos como carne de porco à alentejana, frango de churrasco, feijoada, bacalhau grelhado e pastéis de bacalhau, os preferidos do dono.
 
No 'Fado Portuguese Kitchen & Bar' serve-se cerveja do Oregon, mas o menu de vinhos é totalmente português e a inspiração para os cocktails, como o Dark N Stormy, que é feito com vinho do porto, também vem do outro lado do atlântico.
 
Com tudo isto, o novo espaço, garante o dono, tem sido um sucesso. “Estamos a receber uma grande variedade de pessoas. Temos estado cheios quase todas as noites. E já recebemos bastantes portugueses, que disseram muito bem da comida”, relata.
 
O norte-americano está agora a preparar uma viagem a Portugal, com vista ao 'recrutamento' de mais receitas lusas para o novo restaurante.

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub