Ambiente

EUA: Rapaz de 13 anos desenvolve coletor solar

NULL
Versão para impressão

Um jovem norte-americano de apenas 13 anos conseguiu construir um dispositivo, em forma de árvore, com pequenos painéis solares, formando um coletor super-eficiente da luz solar. Aidan Dwyer ganhou assim um prémio do Museu Americano de História Natural.

Os painéis solares do dispositivo estão colocados em forma de ramos de árvore e dispostos de acordo com a sequência de números de Fibonacci. O aparelho é perfeito para ser utilizado em áreas urbanas, onde o aproveitamento da energia solar é dificultado.

Image and video hosting by TinyPic Após uma caminhada numa zona montanhosa, o rapaz percebeu que a disposição em espiral dos ramos de árvore respeita um padrão conhecido como Sequência de Números de Fibonacci. Assim, o jovem questionou-se se esse padrão corresponderia a uma forma eficiente de captar a luz solar, de que dependem as árvores.

Mais 20 a 50% de energia

Para testar a sua hipótese, o jovem construiu dois coletores solares constituídos pelo mesmo número de painéis para os comparar: um deles copiava a disposição dos ramos de uma árvore e o outro era uma superfície plana composta por painéis colocados lado a lado.

Segundo Aidan Dwyer, os resultados mostraram aquilo suspeitava: o coletor-árvore gerou entre 20 e 50% mais eletricidade do que o de design normal.

O jovem cientista defende que é o padrão Fibonacci que permite às árvores acompanhar o movimento do sol no céu de forma a captar energia solar continuamente durante o dia, o que não é possível como os painéis dispostos lado a lado com uma mesma orientação.

Apesar da complexa investigação levada a cabo pelo jovem, já surgiram na internet alguns cientistas a refutar a eficiência do projeto, como por exemplo o autor deste blog

Clique AQUI para aceder ao artigo de Aidan Dwyer

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Notícia atualizada a 22-08-2011 às 14h23
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório