Inovação e Tecnologia

EUA: Primeiro carro-avião vai ser comercializado

O Terrafugia Transition é o primeiro avião do mundo a converter-se em automóvel. Vai começar a ser comercializado nos EUA depois da aprovação da Administração Federal de Viação, a FAA.
Versão para impressão
O Terrafugia Transition é o primeiro avião do mundo a converter-se em automóvel. Vai começar a ser comercializado nos EUA depois da aprovação da Administração Federal de Viação, a FAA.

O Terrafugia Transition recebeu aprovação para ser produzido como uma “aeronave desportiva leve” apesar de pesar mais de 50 quilos do que o permitido pela categoria já que os fabricantes não conseguiam reduzir mais peso. De acordo com a empresa era impossível garantir a colocação de todos os equipamentos de segurança como arbaigs, por exemplo.

Esta exceção irá assim facilitar a licença que é preciso para este tipo de aparelho, que pode ser obtida com apenas 20 horas de voo.

O aparelho tem uma autonomia de voo de mais de 700 km, capacidade para duas pessoas e uma velocidade máxima de 185 km no ar. Tem um propulsor para o voo e tracção nas rodas dianteiras para circular nas ruas.

Quando chega a um aeroporto com uma pista de pelo menos 600 metros, o condutor pode ativar o propulsor e levantar voo.

 Demora apenas 30 segundos a ser transformado em carro e com as asas dobradas, o Transition, que se move a gasolina, cabe facilmente dentro da garagem.

Os responsáveis pelo Transition asseguram que o aparelho irá “mudar o mundo da mobilidade pessoal”. “Os deslocamentos tornam-se agora numa experiência integrada terra-ar sem dores de cabeça. É o que os entusiastas de aviação procuram desde 1918”, disse Carl Dietrich, presidente da Terrafugia, citado pela BBC.

Outra das vantagens do Transition será em caso de más condições atmosféricas. Aí o piloto pode conduzir o veículo pelas estradas em vez de voar em condições menos seguras.

O preço ronda os 194.000 dólares, cerca de 158.000 euros, e já foi encomendado por 70 pessoas que esperam a entrega para 2011.  

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório