Ambiente

EUA: Novo método para gerar água potável

NULL
Versão para impressão
Um estudo da Universidade de Yale, EUA, mostra formas de tornar mais acessível e eficiente o processo de dessalinização da água do mar. Este processo pode desempenhar um papel importante no combate à escassez mundial de água potável.

Atualmente, a osmose reversa é o processo utilizado para a dessalinização da água do mar. Esta técnica consiste na passagem da água através de uma membrana que filtra o sal, reduzindo a concentração de cloreto de sódio.

No entanto, o estudo demonstrou que este processo requer uma quantidade de energia que o torna demasiado caro. Os autores sugerem, em alternativa, um investimento nas fases pré e pós-tratamento de dessalinização que traz ganhos em termos de eficiência.

A água do mar contém naturalmente matéria orgânica e partículas que devem ser filtrados antes da passagem na membrana que remove o sal. Assim, seriam adicionadas substâncias químicas que facilitavam a sua remoção na fase de pré-tratamento.

Um problema mundial

Mais de um terço da população mundial sofre com a escassez de água doce. Em 2025, esse número será quase o dobro. A utilização da quase inesgotável água dos oceanos seria uma solução definitiva para o problema.

Os autores avisam que a dessalinização deve ser utilizada apenas em último recurso e assumem a importância de uma pesquisa a longo prazo para determinar o impacto do processo.

“Tudo isso vai exigir novos materiais e química nova, mas acreditamos que este é o lugar onde devemos concentrar nossos esforços daqui para frente”, disse, em comunicado, Menachem Elimeleque, professor de Engenharia Química e Ambiental na Universidade de Yale e autor principal do estudo.

“O problema da escassez de água vai piorar e nós precisamos de estar prontos para enfrentar o desafio com a tecnologia”, acrescentou.

Clique AQUI para aceder ao comunicado da Universidade de Yale

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório