Em Destaque Mundo

EUA: Mortes por cancro baixaram 25%

Flag of the United States of America
Nas últimas duas décadas, as mortes por cancro nos EUA têm vindo a descer de forma sustentada. Entre 1991 to 2014 (último ano para o qual há estatísticas disponíveis) registam menos 2.1 milhões de mortes, entre homens e mulheres, revela a American Cancer Society (ACS) no seu ultimo relatório.
Versão para impressão
por redação

Em comunicado de imprensa, a instituição norte-americana avança que na última década, os diagnósticos de cancro baixaram cerca de 2% ao ano, sobretudo entre os homens. Já a morte pela doença baixou, em ambos os sexos, 1.5% anualmente.

Principais descidas no cancro do pulmão e do cólon

A ACS indica que o cancro de pulmão tem sido o que tem registado uma maior descida de casos e mortes. Um valor diretamente relacionado com o facto de “cada vez haver menos fumadores”.

Contudo, estes casos estão a descer duas vezes mais rápido entre os homens do que entre as mulheres, “provavelmente por motivos históricos já que as mulheres começaram a fumar mais tarde e tem mais dificuldade em desistir”.

O cancro do cólon e do reto também regista descidas acentuadas, uma vez que há cada vez mais pessoas a fazerem colonoscopias, intervenção médica que previne o cancro através da remoção de pólipos que podem tornar-se maliciosos. Nos EUA, a realização de colonoscopias entre adultos com mais de 50 anos triplicou entre o ano 2000 e o ano 2015.

Diagnóstico e prevenção

“A descida sustentada de mortes por cancro são um poderoso indicador de que é possível reduzir a taxa de mortalidade desta doença”, diz o diretor médico da ACS, citado no comunicado.

“Para mantermos esta taxa de sucesso é necessário continuar a apostar em investigação clínica de maneira a melhorar as técnicas de deteção precoce e os tratamento, mas também aplicar estratégias que promovam comportamentos saudáveis”, reforça o responsável.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório