Ambiente

EUA: Marca cria “jeans” a partir de material reciclado

A marca norte-americana Levi's criou uma nova coleção de "jeans" feitas de lixo. A coleção Waste Less foi desenvolvida com o objetivo de reduzir e reaproveitar resíduos, neste caso, de plástico usado, para diminuir o impacto ambiental.
Versão para impressão
A marca norte-americana Levi’s criou uma nova coleção de “jeans” feitas de lixo. A coleção Waste Less foi desenvolvida com o objetivo de reduzir e reaproveitar resíduos, neste caso, de plástico usado, para diminuir o impacto ambiental.

Inserido nos programas municipais de reciclagem nos EUA, o fabrico das novas calças Levi's processa-se com recurso à reutilização de plástico PET e materiais de tereftalato de polietileno, nomeadamente garrafas castanhas de cerveja, garrafas verdes de refrigerante, garrafas de água e tabuleiros pretos de comida.

Estes materiais são recolhidos pelos municípios, separados por cores e triturados para dar origem à fibra de poliéster. Posteriormente, esta fibra é misturada com a fibra de algodão para criar o denim usado nas calças de ganga e blusões Trucker da Levi Waste Less.

Oito garrafas de plástico são suficientes para produzir os 20% de plástico necessários para dar origem a um novo par de calças e a cor das peças não difere muito da das tradicionais. A tonalidade varia, unicamente, consoante a cor do plástico usado – castanho, verde ou transparente, explica a marca.

Para a sua coleção Primavera/Verão 2013, a Levi's conseguiu reciclar cerca de 3,5 milhões de garrafas e tabuleiros com a produção de 300 mil pares de calças, evitando que estes resíduos fossem colocados em aterros sanitários ou incineradoras.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub