Cultura

EUA: Mapa revela localização real dos filmes da Disney

Uma artista norte-americana analisou em detalhe cinquenta e oito filmes da Disney para construir um mapa mundo com todos os locais que lhes servem de cenário assinalados. A iniciativa está a correr a Internet por associar os reinos encantados criados
Versão para impressão
Uma artista norte-americana analisou em detalhe cinquenta e oito filmes da Disney para construir um mapa mundo com todos os locais que lhes servem de cenário assinalados. A iniciativa está a correr a Internet por associar os reinos encantados criados pela gigante da animação a destinos reais do planeta. 
 
A autora é Eowyn Smith que só não conseguiu atribuir cinco longas-metragens a uma localização na Terra, por decorrerem em mundos alternativos. São eles: 'Wall-E', 'O Planeta do Tesouro', 'Monstros e Companhia', 'Força Ralph' e 'Dinossauro'. 
 
De resto, vinte e três filmes analisados pela norte-americana, ao que parece, têm como pano de fundo o continente Europeu e vinte os EUA. A artista apresenta-se como uma “humilde e devota fã” que fez questão de estudar em detalhes os locais que serviram de inspiração aos cenários das histórias de encantar da Disney. 
 
O mapa final foi agora publicado na rede internacional DeviantArt, onde está a conquistar milhares de admiradores e a gerar debate relativamente a algumas das conclusões do estudo, incluindo o facto de nenhum filme ter a Rússia como pano de fundo. 
 
Há 20 reinos de magia nos EUA, incluindo as Caraíbas
 
Uma das localizações mais procuradas é a da mítica 'Pequena Sereia', uma vez que, tudo o que se pode retirar do clássico da Disney é que o mesmo se passa no mar. No entanto, Eowyn Smith conseguiu ir mais longe e atribuiu a história de Ariel às Caraíbas, dizendo que, “embora o conto original seja dinamarquês, o ambiente aquático exibido no filme é claramente tropical”. 

Além d' 'A Pequena Sereia', há mais dezanove filmes a ter lugar nos EUA, incluindo 'A Dama e o Vagabundo' (Nova Inglaterra), 'Uma Vida de Inseto' (Texas), 'Bolt' (Hollywood), 'Toy Story' (Ohio), 'Pocahontas' (Virginia), 'Os Incríveis' (Chicago), 'A Princesa e o Sapo' (Nova Orleães), 'Lilo & Stitch' (Hawai) e 'Dumbo' (Florida). 


“No caso d' 'Os Incríveis', a minha teoria tem por base o design da cidade”, escreve a artista. “A cidade onde decorre a história não é, claramente, da Costa Oeste dos EUA. A minha dúvida era entre Chicago ou Nova Iorque. Mas pormenores como linhas de comboio em altitude e ruas mais industrializadas levaram-me a optar pela primeira”.
 
Destaque ainda para 'Kenai & Koda', 'Bambi' e 'Papuça e Dentuça', todos com o Canadá como país onde decorre a ação. “Apesar de a história original ser alemã, a diversidade de animais apresentada no filme do 'Bambi' remete-nos desde logo para o ambiente de vida selvagem na América do Norte”.

Europa é o 'palco principal' de histórias da Disney
 

Depois da América do Sul, a ter as honras de grandes filmes como 'Up -Altamente', altura de atravessar o Atlântico até o maior centro de histórias de encantar da Disney: a Europa. É neste continente que, segundo Eowyn Smith, se passam grande partes das intrigas mágicas: 'Frozen –  O Reino Gelado' (Noruega), 'Hércules' (Grécia), 'Entrelaçados' e 'A Branca de Neve' (Alemanha), 'Brave' (Escócia), 'Pinóquio' (Itália) entre outros. 
 
Os dois grandes palcos europeus são, no entanto, França e Inglaterra, com filmes como 'A Bela Adormecida', 'O Corcunda de Notre Dame', 'A Bela e o Monstro', 'Ratatouille', 'Os Aristogatos' e 'Cinderela' (França), '101 Dálmatas', 'Robin dos Bosques', 'Alice no País das Maravilhas', 'Winnie The Pooh', 'A Espada Era a Lei' e 'Peter Pan' (Inglaterra).
 
Na Ásia, as atenções vão para 'O Livro da Selva' (Índia), 'Aladino' (Arábia Saudita) e 'Mulan' (China), enquanto no continente africano os protagonistas são 'O Rei Leão' (Quénia) e 'Tarzan' (Nigéria). Na Austrália, e novamente debaixo de água, as cores da animação enchem o grande ecrã com obras como 'À Procura de Nemo'.
 
Conheça em detalhe a localização dos reinos encantados dos filmes da Disney AQUI.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub