Mundo

EUA: Jovem herói recebe transplante facial

NULL
Versão para impressão
Mitch Hunter, um militar de 30 anos que vive em Indianapolis, nos Estados Unidos, sofreu um grave acidente que o deixou desfigurado quando salvava uma mulher de um despiste automóvel. Após 10 anos, Mitch conseguiu recuperar os seus traços faciais. Este é apenas o terceiro transplante integral de rosto realizado nos EUA.

Hunter tinha 20 anos quando, num acidente de viação, embateu com o seu carro num poste de alta tensão. Após o acidente, o soldado conseguiu retirar a mulher que o acompanhava do interior do carro, mas durante o salvamento sofreu uma descarga elétrica que o deixou gravemente desfigurado.

Após 10 anos de cirurgias plásticas, foi o nascimento do seu filho (hoje com um ano e meio de idade) que levou Mitch a optar pelo transplante completo de rosto. “Vi muitas crianças correrem para se esconder atrás das mães porque ficavam muito assustadas quando me viam”, disse à BBC.

Em Abril deste ano, Mitch Hunter efetuou a cirurgia no Hospital de Brigham and Women’s. A equipa de transplantes faciais, composta por 30 profissionais de saúde – fisioterapeutas, enfermeiras, anestesistas e cirurgiões residentes – foi liderada pelo médico Bohdan Pomahac.

A cirurgia demorou mais de 14 horas, durante as quais os médicos reconstituíram toda a face de Mitch, incluindo nariz, músculos e nervos faciais, informa o comunicado do hospital.

Nos primeiros dias após a cirurgia, o rosto estava muito inchado, como se se tratasse de um homem obeso, mas com o passar do tempo o inchaço tem vindo a desaparecer e a capacidade de mexer os músculos faciais tem vindo a melhorar. Um quadro que deverá progredir ainda mais nos próximos meses, segundo os médicos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório