Ciência

EUA: Fotógrafo regista nuvem rotativa gigante

Durante quatro anos o fotógrafo norte-americano Mike Olbinski perseguiu o sonho de registar uma nuvem rotativa gigante, um fenómeno também conhecido por "supercélula". Este mês, o fotógrafo conseguiu finalmente realizar o sonho.
Versão para impressão
Durante quatro anos o fotógrafo norte-americano Mike Olbinski perseguiu o sonho de registar uma nuvem rotativa gigante, um fenómeno também conhecido por “supercélula”. Este mês, o fotógrafo conseguiu finalmente realizar o sonho.

O resultado está agora publicado no site do fotógrafo, para quem esta nuvem se trata de supercélula especial. “Reparem na sua estrutura bizarra e no movimento absolutamente fantástico!”, escreve o norte-americano, natural de Phoeniz, Arizona (EUA). 
 

Desde 2010 que Mike tem feito expedições às Central Plains, o melhor sítio para fotografar fenómenos como este. Durante vários dias esperava pelo grande momento, mas este nunca chegava. Até agora. 
 
“Não foi nenhum tornado. Mas também não era isso de que eu andava à procura. Queria ver algo como isto, estas nuvens rotativas que parecem naves extraterrestres a pairar sobre a terra”, conta o fotógrafo.
 
Debaixo de granizo e chuvas torrenciais, Mike chegou ao lado sul das Central Plains para registar este cenário que diz parecer saído do filme “Encontros de Terceiro Grau”, de Steven Spielberg. 
 
As fotos, captadas em timelapse, perto de Booker, no Texas (EUA), foram tiradas com uma câmara Canon 5D Mark II e uma objetiva Rokinon 2.8. 14 mm.
 
“Uma coisa que aprendi sobre timelapse é que quero sempre que sejam mais longos. É o que acontece aqui. Se pudesse, tinha gravado a tempestade a vir na minha direção durante 45 minutos. Mas mesmo assim, estou orgulhoso daquilo que consegui. Nunca pensei que este dia chegasse. É a realização de um sonho!”, escreve Mike Olbinski.

Clique AQUI para aceder ao blogue do fotógrafo.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub