Sociedade

EUA: Fotógrafo lusodescendente casou-se na Casa Branca

Pete Souza, fotógrafo oficial de Barak Obama, casou-se este sábado no Jardim das Rosas da residência oficial do presidente dos EUA, em Washington.
Versão para impressão
Pete Souza, fotógrafo oficial de Barak Obama, casou-se este sábado no Jardim das Rosas da residência oficial do presidente dos EUA, em Washington. A cerimónia, onde o lusodescendente trocou votos com Patti Lease, reuniu cerca de 35 amigos e familiares e contou com o próprio Obama como anfitrião.
 
À frente do Gabinete Fotográfico da Casa Branca desde 2008, Pete Souza é neto de imigrantes açorianos que, um dia, deixaram o arquipélago português à procura de uma vida melhor, no continente americano. Natural de New Bedford, em Massachussetts, Pete Souza acompanha Barak Obama desde que o mesmo foi eleito há cinco anos. 
 
Na imprensa norte-americana, o trabalho do fotógrafo lusodescendente tem vindo a ganhar destaque por dar a conhecer os bastidores da vida na Casa Branca através das redes sociais e por assinar algumas das fotografias mais emblemáticas e importantes do primeiro presidente negro dos EUA. 
 
É dele, por exemplo, a imagem captada na Situation Room, em Maio de 2011, em que os membros da Administração Obama estavam a assistir ao raide levado a cabo por elementos dos Navy SEALs para capturar Osama bin Laden no Paquistão. 
 
Nos anos 80, Pete Souza, hoje com 59 anos, foi também o fotógrafo oficial de Ronal Reagan, o residente daquela altura na Casa Branca. No entanto, foi durante a sua colaboração com o Chicago Tribune que travou conhecimento com Barak Obama, quando este era ainda senador pelo estado do Illinois.
 
A relação de amizade entre os dois acabou por fazer de Pete Souza o autor do livro fotográfico 'The Rise of Barak Obama'. O lusodescendente foi já distinguido com diferentes prémios na área do fotojornalismo, incluindo a competição Pictures of the Year e o prémio da National Press Photographers Association (NPPA).

Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub