Saúde

EUA: Extraído tumor bucal de bebé no útero da mãe

Uma equipa de médicos norte-americanos conseguiu extrair um tumor da boca de um bebé que ainda estava no útero da mãe. A cirurgia, com duração de pouco mais de uma hora, foi a primeira do género e acabou por ser bem-sucedida.
Versão para impressão
Uma equipa de médicos norte-americanos conseguiu extrair um tumor da boca de uma bebé que ainda estava no útero da mãe. A cirurgia, com duração de pouco mais de uma hora, foi a primeira do género e acabou por ser bem-sucedida.

Os cirurgiões da Universidade de Miami e do Jackson Memorial Hospital, responsáveis pela operação contaram esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que a intervenção foi realizada em 2010. Através de laser, foi possível retirar da boca da bebé o tumor com tamanho semelhante ao de uma bola de ténis.

Atualmente, a pequena Leyna Mikaella González, de 20 meses, encontra-se de boa saúde, sendo uma pequena marca na boca o único sinal visível da cirurgia a que foi submetida.

Aos jornalistas presentes, os médicos explicaram que o problema detetado na menina é muito raro, afetando apenas um em cada 100 mil bebés. O tumor é gerado por uma célula danificada que se multiplica de forma incontrolável.

“Eles são os salvadores da minha filha”, afirmou Tammy González, mãe da menina, citada pelo The Guardian, mostrando-se visivelmente grata à equipa que operou Leyna. 

A cirurgia foi coordenada por Ruben Quintero, um pioneiro em medicina fetal daquela universidade norte-americana. Embora o procedimento tenha sido inédito, o especialista decidiu arriscar.

“Esta é uma oportunidade para alargar o campo de investigação que desenvolvemos. A possibilidade de tratar problemas em bebés ainda dentro do útero é uma forma de dar esperança a muitas mães”, salientou o cirurgião. 

[Notícia sugerida por Sofia Baptista]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório