Mundo

EUA: Connecticut aprova abolição da pena de morte

O Senado do estado norte-americano do Connecticut aprovou, esta quinta-feira, a abolição da pena de morte. A proposta de lei terá agora de passar pela Câmara dos Representantes, onde se espera que também seja aprovada.
Versão para impressão
O estado norte-americano do Connecticut aprovou, esta quinta-feira, a abolição da pena de morte. A notícia foi avançada há pouco pela CNN, que esclarece que a proposta, que foi a votação no Senado, teve 20 votos a favor e 16 contra. Com esta decisão, o Connecticut torna-se o quinto estado nos últimos cinco anos a abolir a pena capital. A proposta de lei terá agora de passar pela a Câmara dos Representantes, onde também se espera que seja aprovada. 
 
Donald Williams Jr., presidente do Senado, salientou que “este é, para todos, um voto de confiança” e afirmou que sempre defendeu a retirada definitiva das execuções. “Há uma maioria de legisladores no Connecticut que são favoráveis a esta retirada para que as energias do nosso sistema criminal possam focar-se numa forma mais apropriada de fazer justiça”, acrescentou o democrata.
 
Por seu lado, o governador Dannel Malloy, também democrata, já fez saber que, caso uma proposta de abolição da pena de morte no Connecticut chegue às suas mãos, será, sem dúvida, assinada.
 
Em 2009, legisladores do Senado e da Câmara dos Representantes já tinham tentado passar uma proposta idêntica, mas a aprovação foi bloqueada pela governadora da época, a republicana Jodi Rell.
 
A pena de morte está em vigor no Connecticut desde os tempos da colonização e há, atualmente, 11 pessoas à espera de serem executadas naquele estado. Uma vez que a lei agora proposta e aprovada pelo Senato tem caráter prospectivo, não será aplicável àqueles que foram condenados anteriormente.
 
Nos últimos cinco anos, os estados de New Jersey, New Mexico, New York e Illinois puseram fim à pena capital, prevendo-se que na Califórnia a lei seja também alterada em Novembro. Até ao momento, a pena capital já foi ainda abolida no Distrito de Colúmbia, onde se localiza Washington, capital do país, e noutros 12 estados dos EUA, nomeadamente Alaska, Hawaii, Iowa, Maine, Massachusets, Michigan, Minnesota, North Dakota, Rhode Island, Vermont, West Virgina e Wisconsin.

[Notícia sugerida por António Costa Santos]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório