Inovação e Tecnologia

EUA: Câmara capta 1 bilião de frames por segundo

NULL
Versão para impressão
Já imaginou como seria conseguir observar a propagação da luz através de fotografias? Uma câmara desenvolvida no Instituto da Tecnologia de Massachussets (MIT Media Lab), nos EUA, permite fazê-lo, graças à sua capacidade de captar um bilião de “frames” por segundo. 
 
O anúncio foi feito pelos investigadores, através de um artigo que inclui todas as explicações desta nova tecnologia, acompanhadas de imagens e vídeos que demonstram as vastas potencialidades da câmara.
 
Este sistema de alta velocidade possibilita registar o modo como a luz viaja através dos objetos com um enorme detalhe, o que poderá trazer grandes benefícios no futuro, abrindo portas para ultrasons a três dimensões com recurso à luz ou para a análise de falhas em processos de manufaturas.
 
“Ao conseguirmos observar os fótons, podemos usá-los para ver através dos objetos, para finalidades médicas ou para identificar materiais, por exemplo”, explicou Andreas Velten, especialista do MIT Media Lab.
 
Porém, trata-se de um enorme investimento. O aparelho ultrarápido corresponde a um gasto de 250 mil dólares em equipamento, equipamento este que inclui um laser especial de safira e titânio e uma câmara desenhada especificamente para fotografias a alta velocidade, que é, por norma, utilizada para determinar a composição química dos materiais.
 
Clique AQUI para aceder ao artigo e aos vídeos de exemplo (em inglês).

[Notícia sugerida por Rita Correia]

[Notícia atualizada a 17/12/2011 às 19h00]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub