Mundo

EUA: Búfalos regressam ao estado do Montana

NULL
Versão para impressão
Pela primeira vez em 140 anos, os búfalos vão voltar ao estado do Montana. Os animais serão transferidos ao longo dos próximos meses para a reserva de índios de Fort Peck, ajudando a reanimar a ancestral cultura das tribos Sioux e Assiniboine, noticia a Reuters.

Durante séculos, o búfalo americano – ou bisonte – foi uma fonte de sustento e, simultaneamente, símbolo espiritual para os povos nativos americanos. A caça indiscriminada das manadas que circulavam nas estepes do Oeste Selvagem, durante o século XIX, determinou, assim, o declínio das tribos de índios.

O regresso dos animais àquela região é, portanto, encarado com grande ânimo pelos Sioux e Assiniboine, que já gastaram cerca de 250 mil dólares a preparar as pastagens para os receber.

Os búfalos que serão levados para a reserva de Fort Peck são descendentes dos animais do Parque de Yellowstone, uma manada pura, que nunca foi cruzada com gado doméstico, e que data da pré-história.

Segundo dados da Associação Nacional do Bisonte, existem apenas 19.820 bisontes selvagens em todo o país, pelo que os conservacionistas estão a lutar para que a espécie seja tida como ameaçada, aumentando assim a sua proteção.

[Notícia sugerida pelos utilizadores Raquel Baêta e Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório