Mundo

EUA: Boston vai celebrar Portugal em Abril, Maio e Junho

Em Boston, nos EUA, um conjunto de iniciativas culturais, desportivas e religiosas vão celebrar Portugal, durante os meses de Abril, Maio e Junho. No âmbito do 9º Festival Português de Boston, as ações têm por "objetivo promover Portugal e a sua cult
Versão para impressão
Em Boston, nos EUA, um conjunto de iniciativas culturais, desportivas e religiosas vão celebrar Portugal, durante os meses de Abril, Maio e Junho. No âmbito do 9º Festival Português de Boston, as ações têm por “objetivo promover Portugal e a sua cultura no contexto da vasta e significativa comunidade” lusa presente do outro lado do Atlântico. 
 
O evento visa também “dar a conhecer ao público norte-americano as nossas tradições e raízes, bem como o que de mais moderno e dinâmico se faz no domínio das artes, espectáculos e actividades culturais”, acrescenta o cônsul-geral de Portugal em Boston, José Velez Caroço.
 
O diplomata assegura que a iniciativa é apoiada pelo próprio consulado, mas sublinha que “todas as associações, clubes, organizações, empresas luso-americanas e entidades ligadas ao mundo das artes e da cultura, incluindo instituições universitárias e escolas do Estado” estão ligadas à organização do festival. 
 
O mesmo arranca no dia 25 de Abril com uma conferência sobre literatura portuguesa na Universidade de Boston. Três dias depois, a Universidade de Massachusetts-Dartmouth acolhe outro evento sobre literatura, organizado pela escritora luso-americana Catherine Vaz.
 
No dia 3 de Maio, acontece a segunda Conferência da Juventude Portuguesa, desta vez com o tema ‘I'm Portuguese-American and I know It’, enquanto que, dia 5, será para exibir o filme ‘Gaiola Dourada’. 
 
A exposição ‘Aquedutos de Portugal’, do fotógrafo Pedro Inácio, é inaugurada dia 8, no museu Metropolitan Waterworks, enquanto que, dia 16, na Igreja Emmanuel, vai ser possível ouvir um concerto de música barroca protagonizado pelo contratenor Luís Peças.
 
Em Junho, dia 3, o capitólio estadual de Massachusetts organiza o dia da herança portuguesa, onde serão homenageados alguns luso-americanos. No dia 8, a câmara municipal da cidade acolhe a cerimónia do hastear da bandeira portuguesa.
 
O festival parte depois para a rua, com a celebração da Regata de Botes Baleeiros Açorianos a 14 de Junho e com uma procissão em honra de Santo António no dia seguinte.
 
O festival encerra dia 22 com a Parada do Dia de Portugal, onde dezenas de grupos e organizações da comunidade desfilam entre as cidades de Somerville e Cambridge. O ano passado esta ação envolveu cerca de 4.000 pessoas.
 
Mesmo a acontecer “no exigente e cosmopolita contexto cultural de Boston”,  o festival luso tem conseguido com que o interesse do público norte-americano seja “crescente, sobretudo no caso de espectáculos ou exposições que permitem aqui dar a conhecer facetas ou realidades menos conhecidas do Portugal contemporâneo”.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub