Saúde

EUA aprovam novo tratamento para cancro

Provenge é o nome do novo tratamento aprovado na semana passada pela entidade reguladora dos alimentos e medicação norte-americana (FDA). Esta é uma opção alternativa para os homens que sofram de cancro da próstata nos casos em que a doença já se esp
Versão para impressão
Provenge é o nome do novo tratamento aprovado na semana passada pela entidade reguladora dos alimentos e medicação norte-americana (FDA). Esta é uma opção alternativa para os homens que sofram de cancro da próstata nos casos em que a doença já se espalhou por outras partes do corpo e o organismo não responda aos tratamentos convencionais.

“O Provenge oferece uma nova opção de tratamento para homens com cancro de próstata avançado, que atualmente têm disponíveis limitadas terapias eficazes”, referiu Karen Midthun, diretora do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA.

A ação do Provenge passa pelo estímulo do sistema imunológico dos próprios pacientes, através de um processo denominado leucaférese: as células imunológicas do sangue dos doentes são extraídas e expostas a uma proteína encontrada na maioria dos cancros de próstata. Posteriormente, as células são reintroduzidas, por via intravenosa, no organismo do paciente.

Veja aqui como funciona o Provenge.





A eficácia do tratamento, desenvolvido em Seattle pela Dendreon Corporation, foi estudada em 512 pacientes com cancro de próstata metastático, num teste aleatório. Os resultados demonstram um aumento do tempo de vida em cerca de quatro meses, informou a FDA.

O cancro da próstata é o segundo tipo mais comum entre os indivíduos do sexo masculino residentes nos Estados Unidos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório