Mundo

EUA: aprovada reforma para evitar nova crise

Após meses de intensa campanha pela reforma financeira, Barack Obama conseguiu mais uma importante vitória política junto do Senado que ontem à noite aprovou a nova legislação. Segundo o presidente norte-americano, as novas normas ajudarão a

Versão para impressão
Após meses de intensa campanha pela reforma financeira, Barack Obama conseguiu mais uma importante vitória política junto do Senado que ontem à noite aprovou a nova legislação. Segundo o presidente norte-americano, as novas normas ajudarão a impedir “os abusos e excessos” que levaram à recente crise económica. A promulgação deve acontecer antes de 4 de julho.

Com 59 votos a favor e 39 contra, o projeto de lei aprovado pelos senadores visa evitar a repetição da grave recessão que se abateu sobre os EUA e, por isso, prevê a criação de um organismo de proteção do consumidor financeiro no banco central (FED).

As novas normas apertam o cerco às instituições bancárias, estabelecendo controlos sobre as operações entre bancos e impedindo o salvamento de outras grandes instituições financeiras à custa dos contribuintes.

“O nosso objetivo não é castigar os bancos, mas proteger a população dos EUA dos altos e baixos que vimos nos últimos anos”, declarou Obama, citado pela agência EFE.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório