Educação Em Destaque

“Eu Cuido”

Programa educativo destinado ao 1º Ciclo do Ensino Básico  
Versão para impressão
por redação

O projeto educativo “Eu Cuido. Um mundo melhor para os animais” chegou hoje às escolas, com o objetivo de educar e sensibilizar as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico para temas relacionados com os comportamentos, saúde e bem-estar, regras de interação e o papel dos animais de estimação na sociedade.

A Escola Básica Maria da Luz de Deus Ramos, em Lisboa, foi o local escolhido para a primeira sessão desta iniciativa, que contou com a intervenção de uma equipa homem-cão do Grupo Cinotécnico da PSP e do representante da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Tiago Lino, e com a presença de entidades como a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal e da Sociedade Protectora dos Animais.

Durante o ano letivo 2017/2018, o “Eu Cuido” irá chegar às salas de aula de cerca de 8 mil alunos da Grande Lisboa e do Grande Porto.

“Quais as diferenças entre o cão e o gato?”, “Quais os seus comportamentos?”, “Que atitudes devemos ter quando estamos perto de um destes animais?” e “Os animais também tem profissões?” são algumas das questões que a iniciativa explora junto das crianças, através de sessões interativas em sala de aula.

Desenhadas para ser animadas e descontraídas, estas sessões são conduzidas por um formador, que abordará de forma genérica os temas e cuja intervenção é complementada por vídeos temáticos, onde o Zé Gato e o Cão Peão são os personagens principais. No final de cada sessão é esperada uma grande surpresa, com a presença de animais especiais, como os cães-polícia, cães-guia ou cães de terapia assistida, com o intuito de demonstrar, na prática, a sua importância para a comunidade.

“O ‘Eu Cuido’ é um projeto educativo que pretende contribuir para uma mudança de mentalidades desde a infância, para uma adequada e sã convivência com os animais de companhia. Queremos educar uma geração para que aja com base no respeito e cidadania, porque se construirmos ‘um mundo melhor para os animais’ estamos também a fazer um mundo melhor para todos nós”, afirma a coordenadora do projeto, Filipa Herédia.

A responsável explica ainda que “este é um projeto inclusivo, interativo e adequado ao nível de conhecimento e interesse das crianças, que procura levá-las a conhecer os animais de estimação através de conteúdos pedagógicos, multimédia, passatempos e jogos”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório