Mundo

ETA anuncia cessar-fogo

Num vídeo enviado ao canal televisivo BBC, a organização separatista basca declarou que não pretende desenvolver mais "ações armadas" no âmbito da sua campanha pela independência. A decisão, que alegadamente terá sido tomada há meses, visa "colocar e
Versão para impressão
[Imagem: © EPA]

Num vídeo enviado ao canal televisivo BBC, a organização separatista basca declarou que não pretende desenvolver mais “ações armadas” no âmbito da sua campanha pela independência. A decisão, que alegadamente terá sido tomada há meses, visa “colocar em marcha um processo democrático”.

O vídeo surge numa altura de enrome pressão para a ETA, com a detenção de vários líderes do grupo e os crescentes apelos ao cessar-fogo por parte dos partidos políticos bascos.

Além de se afirmarem disponíveis para o “diálogo” com o Governo espanhol, os representantes da ETA dirigem-se, também, à comunidade internacional, declarando a sua “vontade e compromisso de participar na construção de uma resolução durável, justa e democrática para este conflito político que se arrasta há vários séculos”.

No entanto, a organização terrorista já antes declarou tréguas que não foram cumpridas. A BBC avança ainda desconhecer se esta declaração agora feita é de um fim das ações armadas a termo temporário ou definitivo.

[Notícia sugerida pelos utilizadores Bruno Melo e Daniel Silva]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório