Mundo

ETA anuncia cessar-fogo permanente

A ETA, organização separatista basca, anunciou através de um comunicado e de um vídeo, divulgado esta segunda-feira, um cessar-fogo "geral, permanente e verificável internacionalmente".

Versão para impressão
A ETA, organização separatista basca, anunciou através de um comunicado e de um vídeo, divulgado esta segunda-feira, um cessar-fogo “geral, permanente e verificável internacionalmente”.

De acordo com notícia avançada pela RTP, a declaração é lida por um homem encapuzado, ladeado por duas pessoas também encapuzadas. O vídeo foi difundido às 12:00 (11:00 em Lisboa), na página digital do jornal independentista basco Gara.

Na nota, a ETA expressa o seu acordo com a declaração de Bruxelas em que personalidades internacionais fazem um apelo ao grupo para que declare um cessar-fogo permanente e verificável.

A “solução” para cinco décadas de luta aberta pela independência do País Basco, passa, nos termos do mais recente comunicado da ETA, por “um processo democrático que tenha a vontade do povo basco como máxima referência e o diálogo e a negociação como instrumentos”.

A luta pela independência do País Basco tem um saldo sangrento de mais de 800 pessoas assassinadas em atentados terroristas durante quatro décadas de conflito.

O anúncio do cessar-fogo, reproduzido em três idiomas (Euskara, Castelhano e Inglês), ocorre menos de 48 horas depois de uma das maiores manifestações de sempre em defesa dos direitos de elementos da ETA encarcerados.

Recorde-se que em setembro passado, a organização terrorista basca tinha anunciado um cessar-fogo, através de um vídeo publicado pela BBC. O anúncio foi, na altura, considerado “insuficiente” pelo governo espanhol.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub