Ambiente

Estudo revela que chimpanzés são animais altruístas

NULL
Versão para impressão

O altruísmo, uma competência social que se julgava ser exclusiva dos humanos, também está presente entre os chimpanzés, uma espécie até agora encarada como altamente individualista, revela um estudo norte-americano publicado esta segunda-feira na revista científica “PNAS”.
 
Para realizar o estudo, os investigadores simplificaram ao máximo o teste, dando a sete fêmeas chimpanzé a possibilidade de escolher dois prémios diferentes: um seria comida que poderia ser partilhada com um companheiro e o outro seria um prémio a ser usufruído apenas por elas.
 
“Ficámos emocionados ao ver que as fêmeas escolheram a opção que proporcionava comida tanto para ela como para seu companheiro”, afirmou Victoria Horner, uma das autoras do estudo.
 
Cada uma das sete fêmeas foram testadas com três parceiros diferentes e optaram pela primeira opção, sobretudo quando o companheiro se mostrava paciente, revela o estudo.
 
No entanto, as fêmeas eram mais reticentes em premiar os companheiros autoritários, que exigiam a recompensa ou que lhes cuspiam água, o que demonstra que seu altruísmo não era fruto de intimidação.
 
“Este estudo confirma a natureza social dos chimpanzés com testes mais adaptados à espécie”, disse outro dos autores, o investigador Frans de Waal, do National Primate Research Center.
 
Segundo De Waal, vários estudos anteriores deram um resultado oposto devido à complexidade dos mecanismos utilizados para recompensar os chimpanzés e a distância emocional existente entre os animais.

CLique AQUI para ler o resumo do estudo.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório