Saúde

Estudo nacional sobre Parkinson arranca em abril

A partir de 11 de abril, a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk) promove o primeiro estudo epidemiológico de avaliação da prevalência da doença de Parkinson (DPk) a nível nacional, uma iniciativa que terá o apoio da Direção Geral de S
Versão para impressão
A partir de 11 de abril, a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk) promove o primeiro estudo epidemiológico de avaliação da prevalência da doença de Parkinson (DPk) a nível nacional, uma iniciativa que terá o apoio da Direção Geral de Saúde (DGS).

O objetivo desta iniciativa é apurar, com maior rigor, o número de pessoas que sofre da doença no nosso país. Para isso, vários técnicos vão contactar cinco mil indivíduos de todo o território nacional, com idade igual ou superior a 50 anos.

“Este é o primeiro estudo, à escala nacional, sobre a prevalência da DPk em Portugal, o que nos vai permitir ter dados comparativos com os de outros países da Europa”, disse à agência Lusa Helena Machado, presidente da APDPk.

“Além disso, este estudo é um motivo de grande orgulho para a Associação, que desta forma vai poder estimar com mais rigor o número de pessoas portadoras da doença e ajudá-las”, acrescentou a responsável.

A avaliação no terreno será conduzida pelo Grupo KeyPoint e consiste, numa primeira fase, na aplicação de “um questionário e uma escala de diagnóstico de presunção da doença, presencialmente, em domicílios escolhidos aleatoriamente”, segundo a organização.

Numa segunda fase, aos inquiridos identificados como tendo diagnóstico suposto desta doença ou que estejam a tomar medicação será proposta a realização de “uma consulta com um neurologista para confirmação do diagnóstico, num hospital próximo da residência”.

Os resultados serão apresentados até ao final do presente ano, após o trabalho de campo que vai decorrer nos próximos meses.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub