Ciência

Estudo identifica cinco genes do rosto humano

A possibilidade de identificar um rosto através do ADN de uma pessoa pode estar mais próxima. Uma equipa de cientistas holandeses identificou cinco genes que estão associados à definição da forma rosto num estudo publicado recentemente.
Versão para impressão
A possibilidade de identificar um rosto através do ADN de uma pessoa pode estar mais próxima. Uma equipa de cientistas holandeses identificou cinco genes que estão associados à definição da forma rosto num estudo publicado recentemente no jornal PLOS Genetics.

Para este estudo, a equipa de investigadores conduziu testes em quase 10 mil pessoas. Recorrendo a ressonâncias magnéticas e retratos fotográficos da cabeça foi possível mapear as linhas da face, base para estabelecer as distâncias faciais.

Após esta fase, os especialistas realizaram uma pesquisa de associação de genoma para se perceber quais as pequenas alterações genéticas que acontecem com mais regularidade em indivíduos com um típico específico de forma facial. Assim, foram identificados cinco genes diferentes correspondentes a tipos faciais distintos (PRDM16, PAX3, TP63, C5orf50 e COL17A1)

O ramo da investigação forense poderá vir a ser o maior beneficiário desta descoberta, já que, no futuro, reconstruir o rosto de um indivíduo através de uma amostra do ADN poderá ser possível.

Clique AQUI para aceder ao estudo (em inglês).

[Notícia sugerida por Diana Rodrigues]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório