Ambiente

Estudo: Gatos estão cada vez mais amigos do Homem

Os gatos fazem parte da vida dos seres humanos há cerca de 9 mil anos mas ainda se sabe muito pouco sobre a sua domesticação. Agora, um novo estudo genético vem relevar dados surpreendentes: os felinos estão cada vez mais amigos do Homem.
Versão para impressão
Os gatos fazem parte da vida dos seres humanos há cerca de 9 mil anos mas ainda se sabe muito pouco sobre o seu processo de domesticação. Agora, um novo estudo genético vem relevar dados surpreendentes: os felinos estão cada vez mais amigos do Homem.
 
A investigação da Escola de Medicina da Universidade de Washington (EUA), publicada em Novembro na edição online do jornal National Academy of Sciences, salienta que "a domesticação dos gatos é muito recente, se compararmos com a evolução dos cães que partilham casa com os humanos há mais de 30.000 anos".
 
“Os gatos domésticos separaram-se recentemente da sua família selvagem e por vezes ainda acasalam com gatos selvagens, pelo que ficámos surpreendidos por encontrar provas da sua domesticação no seu ADN”, diz Wes Warren, professor de genética da Universidade de Washington, em comunicado de imprensa.

Comprarando os genes dos gatos domésticos com os genes de gatos selvagens, os investigadores encontraram diferenças substanciais, motivadas pela convivência com humanos. 

As principais diferenças foram encontradas nos genes ligados à memória, ao medo e à procura de recompensas (como comida, proteção, afeto). Estes comportamentos, sobretudo a resposta a recompensas, estão ligados ao processo de domesticação.

À medida que os humanos foram oferecendo recompensas aos seus amigos felinos, foram criando incentivos para que estes, agora, prefiram ficar junto de famílias humanas.

A investigação comprova, assim, diz Warren, que é possível identificar sinais genéticos da recente domesticação dos gatos. “Através de técnicas de sequenciamento genético avançado (…) conseguimos registar progressos na evolução da domesticação destes animas”, remata o investigador.

Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório