Saúde

Estudo confirma que a cenoura beneficia a visão

Um estudo realizado por investigadores norte-americanos veio confirmar aquilo que a sabedoria popular há muito defendia: a cenoura faz mesmo bem aos olhos. Os resultados da investigação indicam a cenoura possui uma substância eficaz contra a cegueira
Versão para impressão
Um estudo realizado por investigadores norte-americanos veio confirmar aquilo que a sabedoria popular há muito defendia: a cenoura faz mesmo bem aos olhos. Os resultados da investigação indicam a cenoura possui uma substância eficaz contra a cegueira em pessoas com retinite pigmentosa.

O oftalmologista Florindo Esperancinha confirma, em entrevista à RTP, que os beta-carotenos presentes na cenoura transformam-se em vitamina A uma vez dentro do organismo, o que explica a sua importância em termos da acuidade visual.

O médico afirma, ainda, que a substância surte efeitos positivos num grupo considerável de doenças da visão: “A nível da retina é eficaz para outro tipo de doenças que não só a retinite pigmentosa. Aliás, o estudo que foi apresentado mostra também que certas alterações degenerativas dos tecidos da retina também beneficiaram” com a substância.

Florindo Esperancinha sublinha que a vitamina A está também presente noutros alimentos como o agrião, o espinafre, o pêssego e outras frutas e legumes, pelo que uma alimentação variada potencia os benefícios da substância.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório