Cultura

Estreias de cinema [semana de 7 a 14]

Outubro começa com a estreia do filme de animação baseado na série de livros Lenda dos Guardiões, uma paródia a MacGyver em McGruber - Licença para Estragar, a redescoberta da paternidade em Só Eles! com Clive Owen, a sequela de um dos maiores fil

Versão para impressão
Outubro começa com a estreia do filme de animação baseado na série de livros Lenda dos Guardiões, uma paródia a MacGyver em McGruber – Licença para Estragar, a redescoberta da paternidade em Só Eles! com Clive Owen, a sequela de um dos maiores filmes de terror espanhóis dos últimos tempos em [REC] 2 e ainda dois documentários de Ivo Ferreira combinados numa só ida ao cinema com O Estrangeiro e Vai com o Vento, entre outros.

Lenda dos Guardiões [2010], de Zack Snyder – EUA

Soren é uma jovem coruja que adora as histórias que o seu pai lhe conta sobre os Guardiões de GaHoole, um mítico bando de guerreiros que defendem todas as corujas dos terríveis Puros. O sonho de Soren é juntar-se aos seus heróis, ao contrário do seu irmão Kludd que ridiculariza a ideia. Um dia os dois são capturados pelos Puros. Fica então a cabo de Soren realizar uma fuga audaciosa para encontrar a Grande Árvore, lar dos lendários Guardiões – a única esperança de Soren para derrotar os Puros e salvar o reino das corujas.


McGruber – Licença para Estragar [2010], de Jorma Taccone – EUA

Baseado num segmento de Saturday Night Live que parodiava a série MacGyver, esta comédia segue o soldado McGruber (Will Forte), “desaparecido” há mais de 10 anos e agora chamado de volta à acção para derrotar o seu arqui-inimigo, Dieter Von Cunth (Val Kilmer), que tem em sua posse uma arma nuclear e está decidido a destruir Washington, DC.


Só Eles! [2009], de Scott Hicks – Austrália / Reino Unido

Joe (Clive Owen), um comentador desportivo, fica responsável por criar os filhos sozinho depois da morte da sua mulher. Ele rejeita todos os conselhos da sogra sobre como educar os seus filhos e desenvolve ele próprio a sua filosofia de educação.


Sempre que te Vejo [2010], de Burr Steers – EUA / Canadá

O marinheiro Charlie St. Cloud (Zac Efron) é adorado pela sua mãe Claire (Kim Basinger) e pelo seu irmão mais novo Sam (Charlie Tahan), tendo uma bolsa de estudos que o irá levar para longe da sua calma terra, no nordeste dos Pacífico. Mas os seu futuro brilhante passa a apenas uma miragem quando uma tragédia cai sobre ele e destrói todos os seus sonhos. Depois do inesperado regresso da sua colega do secundário, Tess (Amanda Crew), Charlie passa a crescer dividido entre o cumpror de uma promessa feita ao seu irmão há quatro anos ou seguir o seu novo amor, redescobrindo o prazer de viver.


Uma Família Moderna [2010], de Ferzan Ozpetek – Itália

Tommaso (Riccardo Scamarcio) é o filho mais novo duma família rica italiana, proprietária de uma fábrica de massas em Puglia. Chegado de Roma para um importante comemoração onde o pai vai entregar a gestão do negócio a si e ao seu irmão mais velho Antonio (Alessandro Preziosi), o rapaz quer aproveitar a ocasião para revelar uma verdade incómoda – ele é gay. Mas ao jantar, antes de poder dizer alguma coisa, Antonio faz também um anúncio bombástico, impedindo-o de dizer o que quer com receio do estado de saúde do pai.


[REC] 2 [2009], de Jaume Balagueró e Paco Plaza – Espanha

[REC] 2 retoma os últimos 15 minutos do filme original, transportando-nos de novo para o prédio em quarentena onde um terrível vírus se propaga exponencialmente, transformando os moradores em violentas bestas. Uma equipa da SWAT fortemente armada e um misterioso oficial do Governo são enviados para analisar a situação na tentativa de neutralizar o vírus. O que encontram lá dentro está para lá do alcance da ciência médica – um pesadelo demoníaco de proporções bíblicas, mais aterrorizante do que eles poderiam imaginar. A prioridade é controlar o vírus antes que escape e lance o caos no desprevinido mundo exterior.


Arrependimentos [2009], de Cédric Kahn – França

Mathieu Lievin (Yvan Attal), um arquitecto parisiense, regressa à sua cidade natal quando a mãe é internada de urgência no Hospital. Enquanto vagueia pelas ruas da cidade, Mathieu cruza-se casualmente com Maya (Valeria Bruni Tedeschi), a sua namorada de infância que não via há quinze anos. Acompanhada de um homem e de uma criança, esta finge não o conhecer. Duas horas mais tarde, porém, Maya telefona a Mathieu e pede-lhe que se encontre com ela – o arquitecto hesita mas acaba por concordar…

O Estrangeiro [2009], de Ivo Ferreira – PT [exibido com “Vai com o Vento”]

Uma personagem quase ausente na imagem, procura o Estrangeiro, alguém que ali viveu quinze anos antes. Com recurso às cartas que o Estrangeiro lhe escrevia neste período, o recém-chegado tenta encontrar o amigo desaparecido reconstituindo tudo o que imaginou com algumas informações. Assim, percorre no presente os rastos que o Estrangeiro deixou no passado enquanto cria vestígios de uma nova ausência.

Vai com o Vento [2009], de Ivo Ferreira – Portugal

Jin Wang Ping é um rapaz que se prepara para emigrar para a Europa. Amigos, família e outros que já passaram por essa experiência expressam as suas preocupações. O filme é um testemunho das dificuldades de viver num território cultural estranho, como é o Ocidente para os chineses. É uma história de pessoas que partem à procura de uma vida melhor. Uma história chinesa ou de qualquer outro lugar.

trailer: http://www.youtube.com/watch?v=QB9yAzQq1qo

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório