Cultura

Estilista desenha véus islâmicos mais modernos

A estilista belga Fatima Rafiy é já reconhecida internacionalmente pela sua coleção de véus islâmicos desenhados para a mulher moderna, já apresentados na Semana da Moda em Paris. Feitas em tecidos mais maleáveis, as peças distinguem-se pelos seus de
Versão para impressão
A estilista belga Fatima Rafiy é já reconhecida internacionalmente pela sua coleção de véus islâmicos desenhados para a mulher moderna, já apresentados na Semana da Moda em Paris. Feitas em tecidos mais maleáveis, as peças distinguem-se pelos seus detalhes inesperados.

O tradicional hijab é um acessório que cobre parte do rosto e é utilizado pelas mulheres islâmicas. Contudo, com esta coleção mais arrojada da marca NoorD’Izar, Fatima Rafiy quer provar que também o público feminino com um estilo mais arrojado e que não professe essa religião pode usar os véus.

“Acho que elas [as mulheres não-muçulmanas] gostam porque são peças diferentes das demais. Alguns modelos, como o Jazz e o Jady, podem ser um ótimo acessório para não-muçulmanas que querem acrescentar algo ao seu visual”, diz Rafiy, em declarações à BBC Brasil.

Em cores mais vivas como roxo, verde e prata, os véus da estilista belga são confecionados em materiais como a seda e alguns modelos incorporam mesmo pele de animal falsa.

Além disso, para “dar às muçulmanas algo novo, contemporâneo, que elas possam usar com orgulho”, a estilista desenhou as peças de forma a que estas tivessem espaço para o encaixe de óculos de sol, algo que os modelos tradicionais não permitem.

Fatima Rafiy frisa também que “já passou da hora de as pessoas entenderem que o hijab não é um símbolo de opressão contra a mulher muçulmana, mas uma escolha que ela faz”, disse à BBC Brasil.

O preço das peças variam entre os 28 e os 135 euros, sendo que a marca também se disponibiliza a confecionar peças únicas e exclusivas, personalizadas pelas próprias clientes.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório