Saúde

Esquizofrenia: Novo estudo traz mais respostas

NULL
Versão para impressão
Um grupo de investigadores do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, detetou uma série de novas mutações genéticas que podem conduzir à esquizofrenia. As conclusões do estudo foram publicadas no domingo na revista Nature Genetics.

A esquizofrenia é uma doença que muitas vezes tem origem genética, embora seja hereditária numa pequena percentagem de casos. O novo estudo, liderado por Maria Karayiorgou, do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, conseguiu encontrar uma elevada frequência de novas mutações – ou erros genéticos – que estão presentes nos doentes com esquizofrenia mas que não existem nos seus pais.

A equipa norte-americana estudou o genoma de 53 doentes e de outras 22 pessoas não afetadas pela esquizofrenia bem como dos seus pais.

A análise permitiu identificar cerca de 40 novas mutações relacionadas com esta patologia, até agora desconhecidas.

“A identificação destas mutações transformou profundamente o conhecimento das bases genéticas da esquizofrenia”, segundo explica Bin Xu, um dos principais investigadores do estudo num comunicado.

Para o especialista, o que é “particularmente fascinante” é que as mutações são em genes distintos, “o que sugere que pode haver muitas mais mutações do que pensamos, que possam contribuir para a esquizofrenia. Provavelmente isto deve-se à complexidade dos circuitos neurológicos afetados pela doença”.

O trabalho recorda ainda que existem outros fatores desencadeadores da patologia, que não só os genéticos, dos quais se destacam os fatores ambientais.

A esquizofrenia afeta milhões de pessoas em todo o mundo, estimando-se que atinja uma em cada 100 pessoas. Caracteriza-se por problemas nos circuitos cerebrais alterando o pensamento, perceções e comportamento.

Leia AQUI o resumo do estudo.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório