Saúde

Espreguiçar combate o stress

"Espreguicem-se, espreguicem-se e espreguicem-se", foi o insistente conselho deixado ontem pela psicóloga Liliana Moreira, durante um seminário sobre "Fatores de risco psicossociais do trabalho".
Versão para impressão

“Espreguicem-se, espreguicem-se e espreguicem-se”, foi o insistente conselho deixado esta quinta-feira pela psicóloga Liliana Moreira, durante um seminário sobre “Fatores de risco psicossociais do trabalho”, em Vila Nova de Famalicão.

Liliana Moreira, professora de Psicologia Médica em São Paulo, Brasil, e pós-doutorada em Saúde Mental, explicou que espreguiçar pode ser o remédio para combater o stress, tão nefasto para a saúde como a obesidade ou o tabagismo.

De acordo com a investigadora brasileira, citada pela agência Lusa, ao nível laboral, o stress representa também custos para trabalhadores, empresas e para o Estado. A título de exemplo, Liliana Moreira afirmou que a ansiedade custa por ano 300 biliões de dólares aos Estados Unidos, por via das baixas médicas e do absentismo laboral.

A solução pode passar por um maior número de espreguiçadelas, que, nas palavras de Liliana Moreira, poupam “umas doses de Xanax”. A psicóloga deixou ainda o conselho: “Aprendam com os gatos que eles é que sabem. Volta e meia, façam uma pausa e espreguicem-se”.

Sorrir, chorar, ou dar um suspiro

Outras técnicas sugeridas pela oradora do seminário foram sorrir, chorar, ou dar um suspiro acompanhado de uma inspiração muito profunda, “como fazia a nossa avozinha”.

A temática foi abordada durante o seminário “Fatores de risco psicossociais do trabalho”, promovido pela Associação de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, em Vila Nova de Famalicão.

No mesmo contexto, um responsável da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) fez a previsão de que fatores como o stress, a violência, e o assédio moral ou sexual serão, a partir de 2013, a principal causa de absentismo laboral em Portugal. 

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub