Saúde

Esposende com consultas de Psico-Oncolgia

O município de Esposende estabeleceu um protocolo de colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e daí resultou a criação do Serviço de Psico-Oncologia, destinado a prestar, de forma gratuita, apoio psicológico aos doentes
Versão para impressão
O município de Esposende estabeleceu um protocolo de colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e daí resultou a criação do Serviço de Psico-Oncologia, destinado a prestar, de forma gratuita, apoio psicológico aos doentes oncológicos e seus familiares.

As consultas quinzenais vão ter lugar no Centro de Saúde de Esposende e vão ser orientadas por especialistas na área da saúde mental da LPCC. O seu transporte até Esposende e os recursos que solicitem serão assegurados pela própria Câmara Municipal.

De acordo com a LPCC, a consulta de Psico-Oncologia tem contribuido, em alguns casos, para a diminuição do tempo de recuperação clínica dos pacientes e dos índices de perturbações depressivas e ansiosas.

“Esta iniciativa constitui uma primeira edição de muitas que se perspetivam, pois a autarquia entende ser preponderante o contributo e o envolvimento dos agentes de saúde na melhoria da qualidade de vida de um concelho”, referiu a Vereadora da Saúde de Esposende, Raquel Vale, na sessão de divulgação do novo serviço, no passado dia 8 de abril.

Tiago Dias, representante da LPCC, referiu no mesmo evento que, neste momento, 362 famílias da Região Norte usufruem do serviço de Psico-Oncologia. A meta da instituição é alargar o apoio a outras regiões, já que nem todos têm a oportunidade de se deslocar ao Porto, onde se situam as instalações da LPCC.  

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório