Saúde

Espinafres e outros vegetais fortificam os músculos

Os nitratos, normalmente encontrados em vegetais comuns, têm um impacto positivo no desenvolvimento da força muscular. A conclusão é de um estudo realizado pelo Karolinska Institutet, na Suécia, que identificou as duas principais proteínas de reforço
Versão para impressão
Um estudo sueco vem provar que o Popey tinha razão ao alimentar-se de espinafres. Os nitratos, presentes em vegetais como os espinafres, têm um impacto muito positivo no desenvolvimento da força muscular.

A conclusão é de um estudo realizado pelo Karolinska Institutet, na Suécia, que identificou as duas principais proteínas de reforço dos músculos. De acordo com o estudo, divulgado esta segunda-feira pelo instituto sueco, a produção destas proteínas pode ser estimulada pela ingestão de nitratos, levando, consequentemente, ao desenvolvimento muscular.

Os nitratos têm “má fama” uma vez que a sua ingestão em excesso pode conduzir a problemas de saúde como a metahemoglobinémia, uma condição que se traduz na incapacidade de transportar o oxigénio às células e que pode ser particulamente perigosa para bebés com menos de seis meses.

No entanto, contactado pelo Boas Notícias, Andrés Hernández, investigador envolvido no estudo, esclarece que isso ocorre apenas em casos extremos e, sobretudo, em zonas com águas contaminadas.

No caso deste estudo, o investigador salienta que a dose avaliada equivale apenas ao consumo de 300 gramas de espinafres por dia o que não representa qualquer perigo para a saúde. “Seria necessário consumir dois quilos de espinafres por dia para que surgisse alguma ameaça para a saúde” mas não é disso que se trata, salienta.

Os testes foram efetuados com dois grupos de ratos: um foi alimentado por água que continha nitratos em quantidades razoáveis; outro por água normal. Aqueles cuja água continha nitratos revelaram músculos significativamente mais fortes do que os outros ao fim de apenas sete dias.

Neste grupo de ratos foi ainda visível uma elevada concentração de duas proteínas: CASQ1 e DHPR. Descobriu-se, posteriormente, que estas são responsáveis pelo aumento da força muscular e se encontram na homeostase do cálcio.

Face às conclusões, os cientistas pretendem, agora, estudar a melhor forma de aplicação em humanos, de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas com músculos fracos.

Espinafres e beterrabas são os vegetais mais ricos em termos de nitratos mas estes elementos estão presentes em todos os vegetais verdes, como as alfaces.

Andrés Hernández afirma que, de um ponto de vista nutricional, o estudo revela dados muito interessantes, uma vez que, “para os humanos, a força muscular poderá ser aumentada simplesmente recorrendo a uma dieta rica em vegetais”.

As conclusões deverão, agora, prosseguir para novos testes. O estudo foi financiado pelo Swedish Research Council e pelo Swedish National Centre for Research in Sports, com o apoio do National Institute for Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases.

Clique AQUI para aceder ao estudo.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório