Cultura

Especial RTP2 homenageia José Saramago

O canal televisivo público RTP2 transmite, esta noite, uma emissão especial "sem intervalos" para homenagear o escritor português vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998, falecido nesta sexta-feira.
Versão para impressão
O canal televisivo público RTP2 transmite, esta noite, uma emissão especial “sem intervalos” para homenagear o escritor português vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998, falecido nesta sexta-feira.

De acordo com o site oficial da RTP, imagens inéditas do escritor vão ser divulgadas numa emissão especial do programa “Câmara Clara”, bem como uma entrevista dada por José Saramago ao jornalista José Rodrigues dos Santos, no programa “Conversa de Escritores”.

A homenagem não se fica por aqui: a RTP2 exibe, em estreia, o documentário “Um Ensaio Sobre a Cegueira”, título que corresponde também a uma das suas mais reconhecidas obras literárias e recentemente adaptada ao cinema pelo realizador Fernando Meirelles.

José Saramago morreu esta sexta-feira na sua residência em Lanzarote, aos 87 anos. O escritor era vítima de uma doença prolongada que acabou por provocar uma múltipla falha orgânica, segundo informou a Fundação José Saramago.

A sua obra e declarações públicas levantavam inúmeras polémicas frequentemente, dado que o escritor assumia o seu ateísmo e era um acérrimo defensor da união de Portugal a Espanha.

Ainda assim, o seu legado cultural como escritor português é um dos mais reconhecidos internacionalmente, tendo culminado com a atribuição do Prémio Nobel da Literatura, em 1988, feito inédito entre a comunidade literária portuguesa.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório