Cultura

Espanha: Primeiros capítulos de livros nos comboios

Os comboios urbanos da Catalunha vão, no âmbito do Plano Nacional de Leitura do país, permitir que os passageiros tenham acesso aos primeiros capítulos de obras literárias, através de um link que permite o seu download.
Versão para impressão
Os comboios urbanos da Catalunha vão permitir que os passageiros tenham acesso aos primeiros capítulos de obras literárias, através de um link que permite o seu download. A iniciativa está inserida no Plano Nacional de Leitura do país, que pretende promover a literacia.
 
Os Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya, que servem inúmeros estudantes e trabalhadores entre o centro e os subúrbios de Barcelona, serão, assim, o primeiro meio de transporte espanhol a apresentar códigos QR – os célebres códigos de barras que podem ser lidos pelos telemóveis modernos – que figuram em posters espalhados pelas carruagens e incorporam o link que permite o download das primeiras partes de vários livros reconhecidos.
 
No dia 13 de Abril o serviço de transportes reuniu com a editora Random House para serem colocados posters do projeto em dez estações pertencentes intermediárias do percurso entre Vallès Oriental e Baix Llobregat.

Cada um deles encoraja os cidadãos a juntarem-se ao “comboio da leitura” e, dentro das locomotivas, os posters interiores permitem o acesso ao primeiro capítulo de 40 livros diferentes.

 
De acordo com o diário El Periódico, os livros incluídos na lista são da autoria de grandes escritores da língua espanhola como Ildefonso Falcones, Jorge Luis Borges e Gabriel Garcia Marquez, mas também existe literatura traduzida, como obras de John Le Carré ou de Umberto Eco.
 
Os posters vão circular durante dois meses e está previsto que a iniciativa seja repetida três vezes por ano até 2016.
 
Antes da Espanha, também a Holanda já havia introduzido a iniciativa nos seus meios de transporte, mas através de uma aplicação para smartphone.

[Notícia sugerida por Anabela Figueiredo]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório