Cultura

Espanha: Filme de João Canijo com menção honrosa

NULL
Versão para impressão
O filme português Sangue do Meu Sangue, de João Canijo, recebeu esta quinta-feira uma menção honrosa a propósito da sua estreia europeia no festival de San Sebastion. Depois de ter marcado presença do Festival de Cinema de Toronto, a película portuguesa foi exibida em Espanha onde se destacou entre outros 12 filmes.

O vencedor da noite foi Nader and Simin, A Separation, da autoria do iraniano Asghar Farhadi, como se pode ler no site do festival. No entanto, o júri acabou por distinguir também Sangue do Meu Sangue, concedendo-lhe uma menção honrosa.

O prémio Otra Mirada (Outro Olhar) é oferecido pela TVE, a televisão pública espanhola, e distingue “um cinema realizado, escrito ou interpretado por mulheres ou homens que mostre o olhar, as preocupações, os problemas, as necessidades e os anseios do mundo feminino”, segundo explica a Midas Filmes, produtora do filme português a concurso, em comunicado.

Sangue do Meu Sangue “é um filme sobre o amor incondicional, o amor de uma mãe pela sua filha, o amor de uma tia pelo seu sobrinho. E de como elas estão dispostas a sacrificar tudo para os salvar”, lê-se no site da produtora. Entre os rostos por detrás das personagens encontra-se Rita Blanco, no papel de mãe solteira e Cleia de Almeida, a filha.

Em Portugal o filme de João Canijo estreia no dia 5 de outubro. A antestreia, no dia 4, deverá ocorrer no Cinema São Jorge, em Lisboa, e será aberta ao público. No dia seguinte é a vez do cinema UCI Arrábida em Gaia estrear o filme. Ambas as exibições contarão com a presença de João Canijo e outros atores do filme, garante a produtora Midas Filmes.

Na sua passagem por Toronto, Sangue do Meu Sangue foi apreciado pelos americanos e convidado para a Competição do Festival de Cinema de Miami, “que dá particular destaque ao cinema ibero-americano e para uma secção competitiva muito exclusiva, onde serão exibidos apenas uma dezena de filmes”, revela a produtora.

Além destes dois festivais, a película portuguesa vai ainda passar pelo Festival de Busan, na Coreia e pelo Festival de Cinema do Rio de Janeiro, no Brasil.

[Notícia sugerida por Gonçalo Pereira e Vítor Fernandes] 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório